CORTE AS ASAS

    É um tema bastante polêmico, porque existem pessoas favoráveis e não ao corte de asas. Nossa opinião é a de que, se a ave tem contato próximo com seu dono, e costuma ficar fora da gaiola, as asas devem ser sim aparadas, pois num momento de distração, que mais cedo ou mais tarde pode ocorrer, a ave acabará fugindo. E esse procedimento deve ser feito de forma correta, por criador experiente ou um veterinário, de forma que a ave consiga voar, porém plainando, mas sem conseguir alçar vôo, caso contrário a ave perde equilíbrio, e sua queda pode trazer graves consequências. As pontas das asas que são as que cruzam nas costas não devem ser aparadas, pois são as que dão equilíbrio à ave.

    A propabilidade de acidentes domésticos podem vir a ocorrer se não for tomado o cuidado, pois num pequeno descuido a ave pode fugir, ser pisoteada, bater na parede ou em vidros, etc., machucando-se gravemente (torção das patas, ferimentos no papo e no peito, etc.)
Se sua ave já está com apenas uma das asas cortadas, evite situações que podem fazê-la se assustar e cair, até que as penas cresçam novamente, como : andar com a ave em cima do ombro, movimentos bruscos, barulho repentino, óculos, chapéus, etc.
    Outro cuidado muito importante é a fase de adaptação da ave na nova condição de ter suas asas aparadas, principalmente quando são cortadas de forma errada, permitindo que a ave caia e se machuque, portanto, durante os primeiros dias propicie um ambiente para a ave não se machucar, como por exemplo : deixar 1 único poleiro e na posição próxima ao chão da gaiola, não andar com a ave no ombro, evitar situações que a assuste, não a deixar em hipótese alguma em local alto, etc.

Mostramos a seguir como é feito o corte de asas :

Deixem ser preservadas de 1 a 2 penas das pontas das asas, pois elas são as que dão equilíbrio à ave durante o vôo, cortando-se a partir daí 8 penas.  Após o corte de ambas as asas, coloque a ave no chão e certifique-se se ela consegue voar.  Com esse corte a ave não conseguirá alçar vôo, e irá plainar de forma suave e equilibrada.

Veja fotos: